quinta-feira, 14 de junho de 2012

Maquilhagem 8 - Contorno do Rosto

Antes de mais, para que serve o contorno do rosto?
O contorno é uma técnica utilizada para deixar a maquilhagem mais natural e para moldar o rosto. Contornar e iluminar são duas técnicas que têm que andar sempre juntas e a forma como serão aplicadas está intrinsecamente ligada ao formato do rosto e ao que se pretende “esconder” (imperfeições) e ao que se pretende evidenciar.
Para fazer o contorno do rosto podem ser utilizados diferentes tipos de produtos. Pode-se fazer contorno com base, correctivo, pó, pó bronzeador (sem brilho, claro!) e pó iluminador (que pode ou não ter brilho).
Para fazer o contorno usando uma base ou correctivo, irão precisar de uma base ou correctivo do tom exacto da vossa pele, um tom mais claro e um tom mais escuro.
A base do tom da vossa pele é colocada no rosto todo e a base ou correctivo mais escuros nos lugares onde se pretende diminuir ou afinar algo. Os mais claros serão utilizados nos locais do rosto onde se pretende chamar mais a atenção.
O mesmo se aplica, no caso de se utilizar produtos em pó para fazer o contorno.
No caso de se usar um bronzer, ele tem que ser totalmente mate, sem brilho algum, pois o brilho fará o efeito contrário ao que se pretende, pois com o reflexo da luz em vez de diminuir vai aumentar esses mesmos lugares.
A iluminação também pode ser efectuada com pó iluminador, que poderá ter ou não brilho, depende dos gostos de cada uma. Eu pessoalmente gosto mais de usar iluminador com brilho na altura do verão.
Para melhor compreensão deixo-vos aqui com algumas fotos, que explicam em que zonas deverá ser aplicada a base/pó de tom mais escuro da nossa pele e o iluminador em liquido ou em pó, isto depois de já termos colocado a base do tom da nossa pele e o pó para matificar. (destas duas técnicas, aplicação de base e matificação da pele, falaremos outro dia).
As marcações escuras são os pontos a diminuir e as claras os pontos a sobressair.
Cada mulher poderá efectuar um tipo de contorno diferente, tudo vai depender, do que se pretende “esconder” ou “diminuir” e o que se pretende realçar. Regra geral eu faço mais ou menos como está nesta primeira foto.






E estes são alguns dos produtos que utilizo para fazer o contorno do rosto:
Glam Bronze - Sun Radiance Trio da L'ORÉAL (versão morenas; em pó)


Costumo utilizar o do meio para iluminar e os outros dois mais como blush, ou então passo as três cores com o pincel que vem na caixinha e coloco no rosto e pronto, fica a modos que iluminado, com blush e com contorno. 3 em 1.

A caixinha abre e tem um espelho e um pincel, óptimo para andar na mala, que já vem com tudo.
Relativamente ao preço, não me recordo muito bem, mas passa os 20,00 euros. Mas também este já me dura há muito tempo.


Glam Bronze da L'ORÉAL (em pó)
Comprei na altura para utilizar depois da base como Bronzer (na altura do Verão), no entanto como a pele depois no Inverno fica mais clarinha, comecei a utilizar para fazer contorno. Este produto é muito bom (por isso é que está quase a acabar...), tanto para matificar a pele, como para servir de contorno, até porque é matte.

A cor  é "Haute Tenue - FPS 10"
O único defeito é que relativamente às cores, não têm grande variedade.

"Blush duo effect sculpteur" da Bourjois

Trás um iluminador (que também só gosto de usar mais na altura do Verão, quando estou mais morena, porque tem muito brilho) e um pó para contorno. Devo confessar que o pó para contorno utilizei poucas vezes, porque fica quase com o meu tom de pele, pelo que não faz bem as marcações. Mas o ilumiador gosto muito. Traz também um espelho e um pincel. O pincel diga-se de passagem que para o efeito não é nada de especial, dá jeito para quando se traz a caixinha na mala, ou para viagem.

Ilumine Highligth e Dessine Shape
(não me recordo quando custou)

Ultimamamente utilizo esta palete que trás tudo e tem boa pigmentação.
Os dois primeiros da esquerda utilizo como iluminador, bem como o do meio (em cima). O do meio (em baixo) utilizo como um blush muito natural e os outros dois da direita utilizo para fazer o contorno (até mais o de baixo). Esta palete está agora no meu top de contorno do rosto, dá um ar mais natural, até porque são tudo cores matte. Mandei vir pela internet, pelo preço de mais ou menos 16,00 euros, mais portes de envio (marca branca). Comparativamente com outros produtos de marca é da mesma qualidade, só que muito mais barato....

E bons contornos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por comentar e volte sempre;-)